02 de março

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/08/16 às 11h29 - Atualizado em 18/12/18 às 14h38

Lixo eletrônico tem ponto certo para descart

COMPARTILHAR

lixo eletronico (2)kjk

Com a rápida evolução dos eletrônicos, o que não falta dentro de casa são produtos ultrapassados que, se descartados de forma incorretamente, podem oferecer riscos ao meio ambiente.

Para evitar que estes aparelhos sejam misturados ao lixo doméstico ou acabem largados em calçadas ou terrenos baldios, a Administração Regional do Cruzeiro, em parceria com a Estação de Metarreciclagem, viabilizou a implantação de um ponto com o intuito de proporcionar à sociedade uma opção de descarte de resíduos eletrônicos como: celulares, computadores, televisores e todo tipo de eletrônico que não é mais utilizado. Atualmente o ponto está localizado no Ginásio de Esportes do Cruzeiro.

A ideia de ordenação ambiental se fortaleceu pela necessidade de minimizar os impactos negativos de lançamento de resíduos em locais públicos. Paralelamente, pretende conscientizar a população sobre a continuidade da responsabilidade sobre o resíduo gerado. A partir destes pontos tem a oportunidade de praticar a cidadania, de forma a descartar os seus resíduos responsavelmente.

Esta é uma campanha que demonstra a seriedade com que a Administração vem tratando a questão ambiental no bairro, principalmente porque os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico do mundo moderno, de modo que estes materiais vão se acumulando em casas e escritórios, ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada, de modo que a destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente.

O que é a Estação de Metarreciclagem?

A Estação de Metarreciclagem é um projeto que oferece capacitação em informática a jovens e adultos, como informática básica, suporte técnico e manutenção de computadores, eletrônica, robótica livre e edição de vídeo e áudio. Lá também são recondicionados computadores, ou seja, os alunos fazem manutenção nos computadores, instalam softwares livres, trocam peças e componentes que apresentam defeitos e limpam os equipamentos.

Depois esses computadores são doados a escolas, bibliotecas, associações, telecentros e também para a melhoria de serviços públicos. Além de tudo isso a Estação de Metarreciclagem ainda promove a reciclagem dos resíduos eletroeletrônicos. Computadores, celulares, televisores e tantos outros equipamentos são desmanchados, separados por tipo de matéria prima e depois enviados às indústrias que transformam o resíduo em novos produtos. A Estação de Metarreciclagem está instalada em Valparaíso de Goiás.

 

Local de coleta: Ginásio de Esportes do Cruzeiro

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros