06 de março

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
8/03/17 às 19h27 - Atualizado em 13/11/18 às 8h53

Administração realiza café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHAR

“Ser mulher é lutar pelo que estar perdido e mesmo assim se sentir vencedora, é viver o ontem o hoje e o amanhã. Ser mulher é conciliar força e sensibilidade. Desdobrar-se em mil, superar-se e reinventar-se. Não temer desafios, enxergar as belezas e sutilezas da vida. Conquistar seu espaço e lutar, permanentemente, por igualdade”, fez o uso da palavra, o Administrador, Reginaldo Sardinha, agradecendo a presença e homenageando todas as mulheres no café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (08).

             Muitos, bolos, pães, biscoitos, frutas e sucos fizeram parte do cardápio. A iniciativa foi pensada para homenagear e integrar as mulheres do bairro, servidoras do órgão e feirantes. “Esse café da manhã é uma singela homenagem da Administração a todas as mulheres. Que esse dia seja para refletir a quão importante e guerreira são as mulheres”, finaliza o Administrador. 

 

HISTÓRIA – No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros