23 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
4/09/20 às 11h55 - Atualizado em 4/09/20 às 13h48

Cruzeiro está preparado para o período das chuvas

Região administrativa retirou 60 toneladas de entulho e desobstruiu cerca de 300 bocas de lobo

A Administração Regional do Cruzeiro em parceria com o GDF Presente, programa da Secretaria de Governo, finalizaram mais um mutirão de sucesso. Foram três dias intensos de trabalho e resultados bastantes expressivos.

Seguindo as orientações do administrador Renato Couto, o planejamento era a manutenção, limpeza e desobstrução das bocas de lobo da cidade. “Essa limpeza acontece periodicamente, entretanto decidimos intensificar já que falta pouco tempo para o período de chuva”, conclui Renato. 

As ações começaram no Cruzeiro Center, no qual foi realizada limpeza em toda a galeria de águas pluviais e a substituição das grelhas de concreto que estavam quebradas. “Queremos preparar o Cruzeiro para as chuvas, esse serviço será feito em todas as bocas de lobo da cidade, estamos atendendo solicitações da ouvidoria”, diz o administrador. É comum o período de chuvas em Brasília começar no final de setembro e início de outubro.

Os trabalhos com a limpeza aconteceram com duas equipes. Uma ficou concentrada na limpeza do Cruzeiro Center e a segunda equipe começou pela quadra 10. Em três dias de trabalho, foram realizadas a manutenção de cerca de 300 bocas de lobos. “Retiramos muitas folhas e bastante lixo e fizemos reparos necessários nas estruturas de algumas bocas de lobos danificadas”, explica Francisco Chagas, gerente da equipe de obras.

A manutenção de bocas de lobo no período da seca é fundamental para evitar obstrução e alagamentos no período chuvoso. Nos três dias de ação, a administração regional e o GDF Presente retiraram cerca de 60 toneladas de entulho e o mutirão atendeu as quadras 4, 6, 8, 10 e 12 do Cruzeiro Velho, além do Cruzeiro Center.

De acordo com administrador, a população precisa ter mais comprometimento com a limpeza da cidade, “é importante realizar o descarte do material de forma adequada. Os materiais inservíveis podem ser retirados pela administração, é só agendar na Ouvidoria”, informa Renato. 

Lembrando que as ações de manutenção na cidade acontecem regularmente. Os agendamentos, sugestões e solicitações são feitos pelo serviço de Ouvidoria, por meio do 162 ou pelo site: www.ouvidoria.df.gov.br.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros