25 de abril

26/03/20 às 20h25 - Atualizado em 27/03/20 às 13h26

O combate à dengue não pode parar!

Hoje, vamos falar de outro assunto que também causa grande preocupação: o aedes aegypti. Os casos de dengue dispararam no Distrito Federal e ao comparar dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, através do Informativo Epidemiológico, é possível perceber um aumento de 272,5%, com 9.775 casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados aproximadamente 3.500 casos em todo DF.

Com as recomendações para que os moradores permaneçam em casa, em razão da pandemia do coronavírus, há hábitos que podem ajudar a evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, como manter a caixa d'água fechada, manter as calhas limpas, estar atento aos pratinhos das plantas, fechar cestos de lixo e galões que podem juntar água. É importante tomar cuidado com qualquer recipiente que pode juntar água parada.

É necessário ficar alerta para os sintomas, sendo eles: dor de cabeça muito forte; dor atrás dos olhos; febre alta; dor nas articulações; manchas vermelhas e coceira na pele; náuseas e vômito; fraqueza e cansaço; perda do paladar e apetite.

Juntos podemos combater o mosquito, que além de causar dengue, pode causar outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela.