22 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
18/05/21 às 17h57 - Atualizado em 21/05/21 às 16h27

Projeto de revitalização do Cruzeiro Center é aprovado

COMPARTILHAR

Espaço receberá diversas melhorias e obra promoverá acessibilidade

Foi publicada, na manhã desta terça-feira (18), no Diário Oficial do Distrito Federal, a Portaria n° 35/2021 que aprova o projeto de revitalização da área pública do Cruzeiro Center, uma obra muito reivindicada pelos comerciantes e pela comunidade que frequenta o espaço.

O projeto, elaborado pelos técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh), prevê rampas, travessias, plataformas elevadas, faixas de pedestres, pisos táteis e uma rota até o ponto de ônibus para melhorar a acessibilidade do local. Também terá a criação de pergolados entre os blocos com cobertura de vidro e mobiliário urbano, como cadeiras e mesas, para o uso de pedestres.

Nestes locais, também acontecerá a troca de toda a pavimentação e a renovação das características pedras portuguesas. A proposta conta ainda com a organização das vagas de estacionamento, arborização, o plantio de arbustos mais adequados às jardineiras já existentes. Assim como a revitalização das escadas deterioradas e das grelhas sobre as canaletas de drenagem das águas.

O Cruzeiro Center, inaugurado em 1975, é uma das principais áreas comerciais da região e atende à toda população com seus mais diversos segmentos e não recebia melhorias há mais de 20 anos. Para o Sr. Raimundo Ivan (Tieta), comerciante há mais de 30 anos no local, é muito satisfatório receber a notícia da revitalização, "Felizmente após mais de 10 anos de reivindicações, essa obra vai sair e irá beneficiar não só a nós comerciantes, mas toda a população. Essa é uma conquista muito importante para o Cruzeiro".

O próximo passo é a elaboração do orçamento e do processo licitatório por parte da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A obra possui recurso de R$ 1 milhão destinado por emenda parlamentar do deputado distrital Reginaldo Sardinha.

A Administração Regional do Cruzeiro agradece o investimento e apoio que o governador Ibaneis Rocha tem dado aos projetos em andamento do Cruzeiro.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros