07 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
24/08/21 às 9h29 - Atualizado em 24/08/21 às 9h58

Cruzeiro é a primeira região do DF totalmente iluminada por LED

COMPARTILHAR

Benfeitoria promove mais segurança à comunidade e economia aos cofres públicos

Foi entregue, nesta segunda-feira (23), para a comunidade do Cruzeiro, a eficientização da iluminação pública da Região Administrativa que, agora, conta com 100% de luminárias de LED, ação que promove mais segurança para a população e economia aos cofres públicos. 

As lâmpadas de LED além de serem mais eficientes e iluminarem muito melhor os espaços públicos, elas gastam aproximadamente 40% menos energia que as lâmpadas convencionais fluorescentes e até 80% menos que as incandescentes.

O Administrador Regional do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa, comemora a ação e garante que a melhoria beneficiará toda a comunidade "A grande vantagem da iluminação de LED é o ganho de segurança, ou seja, na medida em que o cidadão chega a um estaciomento, por exemplo, ele enxerga muito melhor de longe e isso proporciona para ele uma sensação maior de segurança. A Polícia Militar tem elogiado bastante o feito", relata o gestor. 

No total, foram 4.572 luminárias instaladas e o investimento final foi de R$ 2,1 milhões, fruto de emenda parlamentar o Deputado Distrital Reginaldo Sardinha. Para o parlamentar, o investimento é essencial "A cidade do Cruzeiro se trasnformou com essa iluminação nova. A implementação de ações como essa são importantes para a comunidade". Os serviços foram executados pela Companhia Energética de Brasília (CEB) e o presidente da companhia, Edison Garcia, informa que o objetivo é que todo o Distrito Federal receba a melhoria, "Queremos levar para todo o DF as lâmpadas de LED, pois proprocionam melhora significativa à pópulação". 

A comunidade tem celebrado o trabalho concretizado na cidade, a Sra. Elerci Barbosa, moradora há 45 anos do Cruzeiro, afirma, "Eu achei maravilhoso que agora posso sair a noite e ficar em uma pracinha como essa de forma mais tranquila e segura". 

Na solenidade de entrega, estiveram presentes o Administrador Regional do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa, o presidente da CEB, Edison Garcia, o Secretário Executivo das Cidades, Valmir Lemos, o Deputado Sardinha, a Administradora Regional do Sudoeste/Octogonal, Tereza Canal, o Diretor Técnico da CEB Ipes, Fabiano Cardoso, o Superintendente da Iluminação Pública da CEB Ipes, Frederico Dourado, o Aspirante Koch do 7° Batalhão de Polícia Militar do DF, o Presidente do Conselho de Segurança Pública do Cruzeiro (Conseg), Ênio Ferreira, e representantes da comunidade local. 

Durante o evento, contamos com a apresentação a banda da PMDF que tocou o hino nacional, o grupo de dança Kangoo Dance, grupo da terceira idade com aula de zumba, apresentações das escolinhas de futebol Sambola, Ajax e Fut Performance, e a presença do DJ Cauê Faria, que animou o evento. 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros