22 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/07/23 às 10h56 - Atualizado em 6/07/23 às 10h56

Quase 800 pets foram vacinados em menos de três meses no Cruzeiro

COMPARTILHAR

Quase 800 pets foram vacinados contra a raiva em menos de três meses no Cruzeiro. Desses, 509 foi o número total dentre cães e gatos que tomaram a vacina antirrábica somente no primeiro sábado de junho, quando começou a campanha promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A RA conta com uma sala da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) que foi aberta há pouco menos de 3 meses e, desde o início, oferece vacinação antirrábica para cães e gatos, além de teste leishmaniose. Segundo dados fornecidos pela própria Dival, os resultados das aplicações de “rotina”, como é chamado os dias de funcionamento de segunda a sexta, já foram bastante positivos: 50 em abril, 132 em maio e mais 104 em junho. No entanto, foi no começo de junho, quando o funcionamento foi estendido também aos sábados, por causa da campanha de vacinação, que os resultados se mostraram verdadeiramente efetivos: mais de 600 vacinações apenas aos sábados, sendo que desses, 500 foram aplicadas já no primeiro sábado do mês.

“O número de vacinações é bastante positivo. Estamos com boas expectativas até o final da campanha, em setembro”, comenta a chefe da Dival do Cruzeiro, Sandra Silva, que há 20 anos atua como vigilante ambiental. 

Dival no Cruzeiro

À pedido da população e do administrador da cidade, Gustavo Aires, foi inaugurado em abril, um ponto de vigilância ambiental na Administração do Cruzeiro, para facilitar o acesso aos serviços da Dival e, ao mesmo tempo, melhor atender às demandas dos moradores.

“A Dival tem um papel de suma importância como agente de prevenção. Através do trabalho dos vigilantes ambientais se pode conter, ou mesmo, antecipar qualquer virose ou infecção, como a dengue, por exemplo”, diz o administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires.


Para entrar em contato com a Dival do Cruzeiro, basta ir à administração da cidade ou, preferencialmente, entrar em contato através da ouvidoria 162, que sua demanda será anotada pela equipe e atendida o mais breve possível. Os serviços de vigilância ambiental são oferecidos gratuitamente e podem ser acessados pelo site da Secretaria de Saúde https://www.saude.df.gov.br/servicos-dival.

Mapa do site Dúvidas frequentes